Thiagão Fotografias

Blog

Confira as últimas postagens

Popularização da fotografia


 

Nunca se fotografou tanto. Com a popularização da foto digital e dos celulares com câmeras, a fotografia tornou-se muito mais acessível. As redes sociais, em especial Facebook e Instagram, também são outro incentivo para que as pessoas fotografem cada vez mais.
“Todos os dias, no Facebook, são 350 milhões de fotos postadas no mundo inteiro e mais ou menos 60 milhões de fotos no Instagram”, comenta a diretora de comunicação de Facebook/Instagram no Brasil, Camila Fusco.

Em meio a esse crescimento assustador, a fotografia, pesquisadores e fotógrafos discutem se esse momento representa uma banalização ou uma democratização da imagem.
“Há quem diga que quantidade gera qualidade. Em um determinado instante, sim. A multiplicação infinita das fotos vai produzir alguma coisa, em um momento em que o olhar seletivo aparece”, defende o jornalista Muniz Sodré.

“Você tem por um lado a banalização da imagem, do ponto de vista da era pré-digital, de quem fotografava neste momento. E você tem a democratização, que é um novo tempo onde todo mundo fotografa”, explica o fotógrafo Rogério Reis.

Independente de polêmicas, a essência da fotografia continua. Para o fotógrafo Sebastião Salgado, “a fotografia é uma forma de vida. O fotógrafo quando faz uma intervenção, faz com a história dele, com a ideologia, com a ética. Então o resultado disso é essa escritura que é a fotografia, é algo muito especial.”